quinta-feira, 10 de março de 2011

FELICIDADE


"Como num ascender de luzes, compreendi que a alegria perene não pode estar ligada a pessoas ou coisas. Não pode depender de estímulo nenhum para que aconteça. É um estado de ser em ventura, sem limites, por saber compreender. É viver a vida pela vida e não para ganhar alguma coisa ou atingir um fim.

Impressiona-me por algumas vezes julgamentos que testemunho e os vivo ao observar o quanto o ser humano se diminui diante de falsas concepções de felicidade.

Julgam que este ou aquele não é feliz devido o seu modo de vida, devido o não possuir este ou aquele bem (coisa ou pessoa). E o mais impressionante mesmo é observar que nem mesmo sabem o que é felicidade.

Note que cada um de nós corre desesperadamente contra o tempo pra chegar não sei aonde, pra conseguir não sei o que, para que os nossos pais, amigos, conhecidos nos olhes e digam: Oh fulano venceu na vida, comprou um carro, uma casa, tá trabalhando em um emprego bom, ganha bem e blá blá blá...
E a felicidade resume-se a materialidade.

É tão fútil! Será que nunca compreenderemos que nada disso faz o ser humano feliz?
Quantas pessoas você conhece que é feliz?
Quantas eu conheço?
NENHUMA.

Você sabe o que é ser feliz?
Quem tem o tal emprego e reconhecimento social, falta-lhe companhia, saúde.
Quem tem "amores", falta-lhe emprego.
Quem tem saúde, companhia falta-lhe alegria de viver.
E quem tem tudo isso junto e ainda um pouco mais, procurará um motivo inexistente de insatisfação pra viver eternamente desejando ser feliz.
Criar problemas pra si mesmo é característico dessa nossa raça tão inferior.

Não sabemos ser felizes.
Da forma como enxergamos a vida nunca aprenderemos a viver essa alegria plena, porque em nada disso coisa ou pessoa ou posição social ela se encontra. Não é o material que nos completa, mas o imaterial.

Percebe que aqueles que "nada" buscam, mas que simplesmente vivem conseguem ter momentos realmente felizes sem precisar de muito?

Creio que assim como a Patrícia - da frase citada logo no início - descobri que a felicidade inicia-se a partir da
compreensão.
Compreensão do mundo, das pessoas, da própria vida, do conhecimento...

A felicidade plena é certo que não viveremos neste mundo, mas se buscarmos esse entender puro e simples do tudo que nos cerca, a vida se tornará melhor, mais bem vivida, mais humana, menos egoísta.

É tão simples.

Mude, repense seus conceitos de felicidade.

Ela está dento de você, não depende de nada nem de ninguém encontrá-la, somente da sua disposição de aceitá-la como algo simples e próximo.
 
Conheci a felicidade real."
Patrícia.

Um comentário:

  1. O que fazer quando se era feliz e essa felicidade simplesmente desaparece, o que fazer quando ficamos infelizes sem saber o porque, não tenho motivos mas, estou infeliz, se fosse pq eu não consegui tal coisa simples continuaria tentando tê-la e continuaria vivendo correndo atrás da felicidade mas hoje estou depre, sou feliz ( tenho tudo que uma pessoa tem para ser feliz ) mas não me sinto feliz ahhh nem morrer eu quero, não quero nada apenas dormir para poder esperar sem sentir essa angustia passar

    ResponderExcluir