quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

EGO: Libertar-se para ser livre. Vencer-se para vencer.


Sempre ao concluir a leitura de um livro, questiono-me quanto ao que aprendi com o mesmo.
Recentemente fui despertada pela curiosidade de saber quem foi – pasmem – Mahatma Gandhi.
A única informação que tinha a seu respeito tratava da libertação da Índia.
Pasmem novamente!
Penso que este foi o feito de menos peso na vida do mesmo. Pois não se tratou de objetivo, mas de conseqüência. Após uma a vitória em uma luta interior para libertar-se, essa ‘grande alma’ acabou por libertar também seus conterrâneos.

Imagine desligando-se de si mesmo. Abandonando todos os seus hábitos, vícios, transformando todo o seu Ego em doação, passividade ativa, verdade. Acha que conseguiria?
Pense se seria capaz de nunca ofender-se.

A propósito: Já ficou chateado com alguém hoje? Já ouviu algo que não te agradou? Já contrariaram a TUA vontade?
O EGOísmo é o responsável pela nossa fraqueza. E foi exatamente esse o ensinamento maior que o Mahatma nos deixou. Liberte-se de si mesmo.
Se estivéssemos mais interessados em sermos úteis ao próximo e não usar o próximo para as nossas futilidades, é certo que o mundo estaria melhor.
Estamos tão concentrados em nós mesmos que esquecemos de cuidar do outro, de dar atenção ao outro, de compreender o outro.

O OUTRO, só por um acaso, é obrigado a se dispor ao seu bel prazer na hora me que você desejar?
Ponha-se no lugar dele só de vez em quando, e perceberá que não.
As nossas falhas estão em nós mesmos. E a nossa vitória também está em nós mesmos.
Para termos muito mais momentos felizes neste planeta faz-se necessária uma transformação interior.

É preciso compreender que as pessoas são diferentes, com pensamentos, atitudes e necessidades diferentes. Compreenda e aceite o outro sem querer fazê-lo de marionete. E pense que só assim aprenderão a te aceitar como você é.
Todos carregamos em nós a nossa história, princípios, também o nosso EGO(ísmo). Este que precisa morrer para que possamos viver.

"Quem se recusa a morrer não pode viver! Se um grão de trigo (EGO) não morrer, ficará estéril, mas se morrer, produzirá muito fruto (EU). Eu morro todos os dias (EGO), e é por isso que vivo, mas já não sou eu que vivo – o Cristo (EU) é que vive me mim."

Sem qualquer alusão a religião: o EU crístico precisa vencer a EGOlatria. A luta é interna, mas a partir do momento que aquele vencer este o resultado será visto, sentido e vivido de uma maneira extremamente externa.

Quando o EGO morrer e o EU crístico manifestar-se será impossível ocultar-se a sua ação envolvente e transformadora.

2 comentários:

  1. Nossa.
    Hoje nada seria mais apropriado a mim do que esse seu texto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Egoísmo mata mesmo, hoje postei um texto no blog que estava falando disso. O Egoísmo além de ser algo tão ruim para nós ele tem também uma fome insaciável, sempre quer mais e mais, a satisfação é uma palavra que não entra no vacabulario.

    ResponderExcluir