quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Paciência e Auto-Controle


Diversas são as maneiras que o mal tenta penetrar em nossas vidas e na maioria das vezes nem mesmo notamos.

Só percebemos que fomos dominados após atitudes negativas, esse é o momento em que permitimos que o instinto sobreponha-se a razão.

Ato praticado é irreversível.

Se fores agredido seja com palavras, atos, não importe-se. Seu equilíbrio é necessário não só para que o agressor analise sua atitude e a dele, mas para que venha a questionar seus próprios erros e limitações.

O mal sempre gera um mal ainda maior. Ao receptor cabe bloqueá-lo. E se assim agir será umas semente podre em terreno infértil.

Estamos sem dúvida, cercados por sementes do mal. Poucas são as sementes boas semeadas em terreno fértil, eis o grande motivo pelo qual o nosso mundo anda tão fétido.

O que fazer para despoluir o ambiente e deixá-lo mais saudável?

Comece por algo que existe dentro da sua boca. Peneire o que falar.

Pense antes.

Fale de coisas positivas. Se for falar de pessoas, procure o que há de positivo e não negativo.

Elogie. Se for um elogio verdadeiro, mas não traga junto com o elogio uma crítica (mesmo que seja construtiva) temos o péssimo hábito de lembrar somente dos comentários negativos.

Jamais aponte o defeito do outro. Todos conhecem os próprios defeitos, ninguém precisa apontá-los. Porque diminuir o outro, quanto simplesmente todos nós somos tão pequenos?
Não porte-se como um tirano autoritário. Atrairá antipatia de todos e, consequentemente energias negativas que em nada te ajudarão a edificar-se.

Não exalte-se. Suas qualidades, conhecimento, conquistas, feitos não precisam ser expostos com orgulho. Você apenas segue cumprindo algo que já estava preparado pra sua vida. E ninguém é obrigado a ouvir um ser esnobe se gabando.

Seja humilde. A humildade é a chave para tranqüilidade e também novas conquistas.

Criador revela-se na calmaria, nos orienta. Se não acredita, o procure no auge do desequilíbrio. O seu ego procurando satisfazer somente a si não abrirá espaço para ouvi-lo porque estará mais preocupado em mostrar o quanto está certo e o outro errado.

Nossa edificação só será possível se aprendermos a "engolir" o EU que existe em nós. Somos sim, importantes para nós mesmos, mas jamais devemos esquecer que vivemos em sociedade e quer você queira ou não, precisamos dos outros. O outro é o caminho mais curto para a sua aprendizagem, seu desenvolvimento, sua evolução. São eles que fazem-nos perceber nossos limites e onde necessitamos melhorar.

Portanto, entenda: ninguém é perfeito , estamos aprendendo uns com os outros e esse é um dos motivos pelo qual estamos aqui.

Quando fores testado pelo inimigo, lembre-se que antes de seres animal, és divino. Obedeça a essência que habita em ti e diz e forma singela: CONTROLE-SE. (JAF)
 

3 comentários:

  1. Energia é isso que move tudo.
    Ou negativa ou positiva.
    Só temos de escolher qual queremos.
    Tá muito bom isso aqui heim????
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Tantas coisas...
    Vivemos reparando nos defeitos dos outros, tentando desvendar o segredo do outro " por que não me ama? por que não da certo? por que é falso?" E ai nos esquecemos de nós... Se aquilo tudo que temos ou que queremos, queremos mesmo?
    AS vezes queremos tanto algo que não paramos para pensar se saberiamos lidar com aquilo, do que adiante ter? Se a gente não sabe cuidar, não sabe lidar.
    Como a fala, do que adianta a gente fala se não sabemos o que falamos. Isso foi um bonus que Deus no deu. Falamos. E isso é um exemplo, só se da bem que sabe o que fala, se fala muito bem... Se fala direito. Acredito que o mesmo seja para as outras coias na vida, amor, dinheiro... Amigos e família. A vida é um constante exercicio de paciência e a parte do Auto conhecimento, é lição de casa.

    ResponderExcluir
  3. só passando pra seguir, depois volto pra comentar direito :D

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir