segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Verdades ou Mentiras?




Somos ensinados desde criança que não devemos mentir, que a mentira é algo feio, que papai do céu não gosta de quem mente, e que se assim agirmos seremos castigados.

Como filhinhos obedientes não queremos entristecer e nem sermos castigados. O medo do castigo obriga-nos a obediência, e dessa forma age uma parte dessas crianças.

Crescendo, tornam-se adultos mascarados. Obedecendo uma ordem social que diz que nem sempre devemos falar a verdade, que uma mentirinha não faz mal a ninguém. E assim vão indo: uma mentirinha para arrumar um emprego, outra para sair com os amigos, outra para conseguir algo desejado...Por vezes essas bobagenzinhas tornam-se tão corriqueiras que acaba se tornando difícil saber qual mentira contou-se a quem.

Em contrapartida àquelas que obedecem para não entristecer, pelo fato de serem ensinado que é algo feio. E algo feio na infância significa naturalmente, errado. Tornando-se adultas, seguem caminho divergente às anteriores.

Falam a verdade sem medo das conseqüências, não dão a mínima se serão prejudicadas pelas mesmas. Apanham, literalmente, pela defesa da verdade, são sinceras e não se escondem atrás de umas máscara. São corajosas o suficiente para falarem o que pensam, mas não tem coragem de mentir para beneficiar-se de algo ou de alguém.

O mentiroso não é digno de te olhar nos olhos, ele sabe que mente, e o receptor, se tiver a mínima sensibilidade saberá. Os olhos denunciam. O sincero, pelo contrário, não tem motivo para fugir do olhar do outro, pois nada esconde, nada teme.

E o que a sociedade diz desses dois tipos tão diferentes? Qual dos dois é mais aceito?

Hipócrita como é, não podia ser diferente. Ensina a verdade, mas vive a mentira, valoriza a mentira maquiada.

O mentiroso, com ou sem tanto jogo de cintura é bem aceito, e constantemente agradável, pois fala o que todos querem ouvir, é galante, simpático e sorri mesmo que não seja com sinceridade. É o que esperam que ele faça.

A parte sincera é chamada de inconveniente, exagerada e até arrogante. Não preocupa-se em agradar, mas em conscientizar. Sua opinião é sempre julgada e condenada como de má fé ou de intenção duvidosa.

Sinceridade é erva daninha nos dias de hoje.

Mas o que fazer? Mentir ou falar a verdade?

A saída, talvez ( e talvez mesmo) seja a omissão.

Não minta se não é do seu feitio, nem seja sincero se isso deixará mal no seu meio de convívio. Não opine. Simplesmente.

Cale-se. Será melhor do que ser falso.

A incógnita é bem vinda. Você será muito bem aceito se não te conhecerem por completo. A curiosidade, a dúvida deixam sempre algo a ser revelado, descoberto. Ser exageradamente transparente ou mentirosa é prejudicial a sua integridade.

Já diz o poeta: "Eu uso máscaras porque sou filho e fruto de uma sociedade mascarada"

Se são felizes os sinceros ou os mascarados será difícil dizer, a verdade é que um dia todas as máscaras caem.

Será que nesse momento você se reconhecerá ou será uma incógnita a você mesma?
 

4 comentários:

  1. O texto ficou ótimo. Lembro que li uma frase assim " O ruim de mentir é que você sempre tem ficar lembrando da verdade".

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O mentiroso, sem dúvida, é a primeira vítima das suas próprias mentiras. Ele se torna um escravo das suas invenções. Não esquecerá a verdade exatamente para não contradizer-se em suas mentiras.

    A frase é realmente boa.

    Bjinho.

    ResponderExcluir
  3. Falar a verdade é tão difícil hoje em dia.
    Em qualquer meio em que se viva,ou real ou virtual o mentiroso sempre é mais aceito.
    Acho que também vivem melhor.

    ResponderExcluir
  4. Pior de tudo é quem vive uma mentira...
    Acreditando que um dia possa ser uma verdade...

    Saudades

    Bjos,se cuida!

    ResponderExcluir